quarta-feira, 29 de abril de 2009

Irineu Evangelista de Souza

Irineu evangelista de Souza
( Barão de Mauá)



Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, esteve à frente do primeiro surto industrial brasileiro. Em meados do século dezenove, possuía inúmeros empreendimentos industriais particulares, como os :

· Bancos Mauá
· MacGregor e Cia.
· Casa Mauá e Cia.

Cuja atuação foi significativa no: Brasil, Inglaterra, França, Estados Unidos e países platinos. Era proprietário, ainda, da Companhia de Gás do Rio de Janeiro, da Estrada de Ferro Mauá e da fundição e estaleiro da Ponta de Areia, em Niterói.
Mauá também se associou ao governo na construção de várias estradas (ferrovias e rodovias) como à primeira estrada de ferro do Brasil, em 1854, a Rio - Petrópolis , ligando a baía de Guanabara ao sopé da serra, com 14 quilômetros de extensão. E ainda trabalhou na instalação, em 1874, de um cabo submarino que permitiu a comunicação telegráfica direta entre Brasil e Europa. Sua atuação, que se assemelhava à dos grandes empresários capitalistas europeus e norte-americanos da época, não contou, no entanto, com apoio governamental.
Entretanto, os saldos da balança comercial e a pressão dos cafeicultores e dos comerciantes ingleses levou o governo a decretar a Tarifa Silva Ferraz(1860) em substituição à Tarifa Alves Branco, reduzindo as taxas para os importados, o que desestimulou novos empreendimentos nacionais. Não podendo suportar a concorrência estrangeira(principalmente dos ingleses), Mauá foi perdendo empresas para o capital internacional e faliu, em 1878.
A atuação de Mauá apontou para a potencialidade da economia brasileira, que podia integrar-se à modernidade capitalista e desenvolver-se de maneira autônoma, mas que, por sua estrutura escravista e provinciana, não foi levada adiante.
O Brasil havia dado mais um passo a modernização tecnológica, que permitiu rearranjos econômicos à medida que se desenvolviam as forças produtivas globais do capitalismo, o surgimento de novas e várias indústrias no Brasil nada mais que foi um surto, um espasmo, e não um verdadeiro processo de industrialização.





DICIONÁRIO:
· Capitalismo:Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados, com o principal objetivo lucrar.
· Tarifa Alves Branco:Decretada em 1844 a Tarifa Alves Branco, elevava de 15% para 30% o tributo sobre os produtos importados sem similares produzidos no Brasil, e para 60%, nos demais casos. Recebe este nome por seu criador e ministro das Finanças, se chamar: Manuel Alves Branco.


Gustavo Aguiar de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário